A Pior Campanha dos Campeões: Os Desastres na História da Copa do Mundo
Espanha: O Tombo do Campeão em 2014
A Espanha chegou à Copa do Mundo de 2014 no Brasil como a atual campeã e uma das grandes favoritas. Com um elenco recheado de estrelas, a expectativa era alta. No entanto, a estreia foi um choque: uma humilhante derrota por 5 a 1 para a Holanda, a mesma seleção que havia batido na final de 2010. A derrota seguinte por 2 a 0 para o Chile selou a eliminação precoce da Espanha ainda na fase de grupos. Uma vitória sem brilho contra a Austrália não impediu que a Espanha terminasse a Copa de 2014 na 23ª colocação, sua pior campanha em Mundiais.
Inglaterra: O Pesadelo de 2014 no Grupo da Morte
A Inglaterra, campeã em 1966, também viveu um pesadelo na Copa de 2014. Caindo em um grupo difícil com Uruguai, Itália e Costa Rica, a seleção inglesa perdeu seus dois primeiros jogos para Itália (2 a 1) e Uruguai (2 a 1), sendo eliminada ainda na fase de grupos. Um empate sem gols contra a Costa Rica na última rodada não evitou que a Inglaterra terminasse a competição em uma humilhante 26ª posição, marcando sua pior campanha em Copas do Mundo.
França: O Fracasso de 2010 na África do Sul
A França chegou à Copa de 2010 na África do Sul como vice-campeã mundial, mas a campanha foi desastrosa. Após um empate sem gols com o Uruguai na estreia, a França perdeu para o México por 2 a 0 e para a anfitriã África do Sul por 2 a 1, terminando em último lugar no grupo e na 29ª posição geral. Essa campanha superou até mesmo o fiasco de 2002 e marcou o pior desempenho da história da seleção francesa em Copas do Mundo, com direito a intervenção do governo para entender o ocorrido.
Uruguai: A Eliminação Precoce em 2002
O Uruguai, bicampeão mundial, teve sua pior campanha em Copas do Mundo em 2002, na Coreia do Sul e no Japão. Em um grupo com Dinamarca, Senegal e França, a Celeste Olímpica perdeu para a Dinamarca por 2 a 1 na estreia. Um empate sem gols com a França, que também não vivia um bom momento, deixou a situação delicada. No jogo decisivo contra o Senegal, o Uruguai chegou a estar perdendo por 3 a 0, conseguiu empatar em 3 a 3, mas a eliminação na fase de grupos foi inevitável, culminando na 26ª colocação, a pior da história do Uruguai em Mundiais.
Argentina: O Desastre de 1958 na Suécia
A Argentina, tricampeã mundial, viveu um de seus maiores vexames na Copa do Mundo de 1958, na Suécia. Chegando como uma das favoritas, a Albiceleste perdeu para a Alemanha por 3 a 1 na estreia. Após uma vitória contra a Irlanda do Norte, a Argentina precisava vencer a Checoslováquia no último jogo da fase de grupos para se classificar. No entanto, sofreu uma humilhante derrota por 6 a 1, resultado que ficou conhecido como o "Desastre da Suécia". A Argentina terminou aquela Copa em 13º lugar entre 16 seleções. Embora a colocação final de 2002 tenha sido pior (18º), a derrota por 6 a 1 em 1958 é considerada o pior resultado em termos de placar.
Itália: A Vergonha de 2010 como Atual Campeã
A Itália, tetracampeã mundial, chegou à Copa de 2010 na África do Sul como a atual campeã. No entanto, a campanha foi um fiasco histórico. Em um grupo considerado fácil com Paraguai, Eslováquia e Nova Zelândia, a Azzurra não conseguiu vencer nenhuma partida. Empatou com o Paraguai (1 a 1) e com a Nova Zelândia (1 a 1), e perdeu para a Eslováquia por 3 a 2, sendo eliminada na fase de grupos pela primeira vez na história sem sequer uma vitória. A Itália terminou a Copa de 2010 na 26ª colocação, marcando sua pior participação em Mundiais.
Alemanha: A Queda do Campeão em 2018 na Rússia
A Alemanha, tetracampeã mundial, chegou à Copa de 2018 na Rússia como a atual campeã e uma das grandes favoritas. No entanto, a campanha foi desastrosa. A estreia foi uma derrota surpreendente por 1 a 0 para o México. Na segunda rodada, a Alemanha conseguiu uma vitória dramática por 2 a 1 contra a Suécia nos acréscimos. No entanto, no jogo decisivo contra a Coreia do Sul, sofreu uma derrota chocante por 2 a 0, sendo eliminada na fase de grupos pela primeira vez em sua história. A Alemanha terminou a Copa de 2018 na 22ª colocação, uma campanha para ser esquecida pelos torcedores alemães.
Brasil: O Fracasso de 1966 na Inglaterra
O Brasil, pentacampeão mundial, teve sua pior campanha em Copas do Mundo em 1966, na Inglaterra. Chegando como bicampeão consecutivo, a seleção brasileira era favorita, mas caiu em um grupo difícil com Bulgária, Hungria e Portugal. Após vencer a Bulgária na estreia, o Brasil perdeu Pelé por lesão. Sem o craque, foi derrotado pela Hungria por 3 a 1. No jogo decisivo contra Portugal, mesmo com o retorno de Pelé, o Brasil foi novamente derrotado por 3 a 1, selando sua eliminação na fase de grupos. Essa foi a pior participação do Brasil em Copas, terminando na 11ª colocação geral.
Mesmo os maiores campeões do futebol mundial já viveram momentos amargos na Copa do Mundo. Essas campanhas desastrosas servem como um lembrete de que no futebol, a história e a tradição nem sempre garantem o sucesso.
Comentários
Postar um comentário