Por Que Eles Têm Esse Nome? A Fascinante História por Trás dos Nomes dos Clubes da Champions League
Todo torcedor já se perguntou: por que meu time se chama assim? A história por trás dos nomes dos clubes de futebol é rica e muitas vezes surpreendente, revelando conexões com a história local, fundadores, mitologia e até mesmo indústrias. Neste artigo, vamos desvendar a origem dos nomes de 36 clubes que disputaram a Champions League, seguindo a ordem alfabética para facilitar a sua leitura. Prepare-se para uma viagem fascinante pelo mundo do futebol!
Arsenal
O nome Arsenal tem uma origem direta e literal: o clube foi fundado por trabalhadores de uma fábrica de munições chamada Royal Arsenal em Londres. A palavra "arsenal" significa arsenal de munições, e é por isso que o famoso canhão figura no escudo do clube.
Aston Villa
Fundado em 1874, o Aston Villa recebeu seu nome de membros de uma capela chamada Capela Wesleyana Aston Villa. "Aston" era o nome do bairro em Birmingham onde a capela estava localizada, derivado do inglês antigo "ēast tūn", que significa "povoado do Leste". "Villa" refere-se à localização da capela em um cruzamento com o mesmo nome.
Atalanta
O clube italiano Atalanta homenageia uma heroína da mitologia grega. Atalanta era uma grande caçadora, símbolo de força, velocidade e independência, valores que os fundadores do clube buscavam para sua equipe. Sua imagem, inclusive, está presente no escudo do clube.
Atlético de Madrid
A origem do nome do Atlético de Madrid está ligada a outro clube espanhol: o Athletic Club de Bilbao. O Atlético de Madrid foi fundado por torcedores do Bilbao, inicialmente como uma filial, e por isso recebeu o nome de Athletic Club de Madrid, literalmente uma cópia do original. A origem do nome "Madrid" será explorada mais adiante, quando falarmos de seu grande rival.
Barcelona
O nome Barcelona é uma homenagem direta à cidade onde o clube está sediado. A origem do nome da cidade é antiga e envolta em teorias. Uma delas sugere que a cidade foi fundada por Hamilcar Barca, que a teria nomeado Barcino em homenagem à sua família. Os romanos posteriormente a chamaram de Colônia Barcino, e o nome evoluiu até se tornar Barcelona.
Bayer Leverkusen
O Bayer Leverkusen tem um nome que reflete diretamente sua origem industrial. O clube foi fundado em 1904 por trabalhadores da fábrica da empresa farmacêutica Bayer, dando origem ao nome Bayer 04. "Leverkusen" é o nome da cidade onde a fábrica e o clube estão localizados, uma cidade mais recente que recebeu esse nome em homenagem ao químico do século XIX Carl Leverkus.
Bayern de Munique
Muitos confundem Bayer com Bayern, mas os nomes não têm relação direta. Bayern significa Baviera, o estado da Alemanha onde o clube está localizado. Munique é o nome da cidade, e a origem desse nome vem do alemão antigo "Münichen", que significa "monges", motivo pelo qual um monge figura no brasão da cidade. Bayern de Munique é, portanto, o time de Munique na Baviera.
Benfica
O Benfica surgiu da união de dois clubes: Sport Lisboa e Sport Clube de Benfica. Lisboa é a capital de Portugal, e Benfica é o nome de um bairro da cidade. A origem do nome "Benfica" é incerta, com teorias que apontam para o árabe "ben-áfic" ("bom lugar") ou o latim "benefica" ("bem situado").
Bologna
O Bologna da Itália leva o nome da cidade onde está sediado. A origem do nome da cidade é debatida, mas a teoria principal sugere que deriva da antiga palavra gaulesa "Bona", que significa "fundação" ou "povoado". Bona evoluiu para Bononia em latim e, posteriormente, para Bolonha.
Borussia Dortmund
O nome Borussia Dortmund tem uma origem dupla. "Borussia" não é um nome inventado, mas sim a palavra em latim para Prússia, um antigo país que existiu onde hoje se encontra grande parte da Alemanha. Quando o clube foi fundado, os fundadores se inspiraram em uma cerveja local chamada Borussia Bier. "Dortmund" é o nome da cidade, que na Idade Média era chamada de Throtmanni. Uma interpretação sugere que "throt" se referia a um pântano e "manni" significava proteção ou área segura.
Brest
O Brest, clube francês, também leva o nome de sua cidade. A origem do nome da cidade não é um consenso, mas uma teoria sugere que deriva da frase em bretão "pen ar c'hestell", que significa "a ponta do castelo".
Celtic FC
O Celtic FC, da Escócia, tem um nome que homenageia os povos celtas, que viveram em diversas partes da Europa há mais de 2000 anos. O Celtic é um dos poucos clubes europeus cujo nome não se refere a uma cidade específica.Club Brugge
O Club Brugge, da Bélgica, compartilha o nome com sua cidade, localizada no norte do país. O nome vem do antigo holandês "brugga", que literalmente significa "ponte".
Dinamo Zagreb
O Dinamo Zagreb, da Croácia, recebeu seu nome nos anos 40. Durante esse período, a Croácia fazia parte da Iugoslávia, que sofreu forte influência da União Soviética. "Dinamo" era um nome comum para clubes esportivos na União Soviética, derivado do grego "dynamis", que significa força ou poder. "Zagreb" é o nome da capital da Croácia, mas a origem do nome é incerta, com uma teoria sugerindo que vem da palavra "zagrebati", que significa "sacar" ou "cavar".
Estrela Vermelha
O Estrela Vermelha, da Sérvia, foi fundado em 1945 na antiga Iugoslávia por um grupo de estudantes. O nome escolhido foi Estrela Vermelha após discussões que incluíram opções como Estrela Azul, Estrela do Povo e até Stalin. Em 1945, a Iugoslávia adotou um governo socialista que incluía uma estrela vermelha na bandeira, alinhando o nome do clube com o regime da época.
Feyenoord
O Feyenoord, da Holanda, tem o nome de seu bairro na cidade de Rotterdam. O bairro se chama Feijenoord (com "ij"). A história conta que, no século XV, um homem chamado Feije deu seu nome a uma antiga represa na área, chamada "oord" em holandês antigo. A combinação resultou em Feijeoord, que evoluiu para Feijenoord. Em 1974, o clube mudou a grafia para Feyenoord (com "y") para facilitar a pronúncia por pessoas de fora da Holanda.
Girona
O Girona, clube espanhol que disputou a Champions League pela primeira vez em sua história, compartilha o nome com sua cidade, localizada na Catalunha, perto de Barcelona. Antes da era romana, a cidade era chamada de Gerunda. Uma teoria sugere que "Ger" significava algo como rio ou água. Com o tempo, Gerunda se transformou em Girona.
Inter de Milão
A história por trás do nome Inter de Milão é ligada à rivalidade com o Milan. No início dos anos 1900, o Milan só permitia jogadores italianos em seu time, excluindo estrangeiros. Essa política gerou descontentamento e levou à divisão, com alguns jogadores saindo para formar seu próprio clube, que aceitaria estrangeiros. O nome escolhido foi Football Club Internazionale, que literalmente significa "clube de futebol internacional". A origem do nome "Milão" será explorada adiante.
Juventus
O nome Juventus, do clube italiano, significa literalmente "juventude". A palavra vem do latim "iuventus". O clube foi fundado por jovens estudantes de uma escola em Turim, justificando a escolha do nome.
Lille
O Lille, clube francês, leva o nome de sua cidade. A cidade, localizada no norte da França, foi fundada em uma área cercada por água e pântanos, sendo chamada de "l'île" em francês antigo ("l'isle"). Com o tempo, o nome evoluiu para Lille, que significa "a ilha".
Liverpool
O nome Liverpool, do clube inglês, também tem uma ligação com a água. A origem do nome da cidade é antiga e incerta, mas uma teoria sugere que deriva das palavras do inglês antigo "lifer-pōl". "Lifer" significava água lamacenta e "pōl" poça, resultando em algo como "poça de água lamacenta".
Manchester City
O nome Manchester City é direto: "cidade de Manchester". A origem do nome Manchester remonta aos tempos romanos, quando a cidade era chamada de "Mamucium", que significava "lugar da colina em forma de seio" em referência ao local onde o forte original foi construído. O nome evoluiu para "Mancastre" e, finalmente, Manchester.
Milan
AC Milan significa Associazione Calcio Milan (Associação de Futebol Milan). A palavra "Milão" tem raízes antigas. A cidade foi fundada pelos celtas com o nome de "Medelhan", que significa "no meio da planície". Os romanos posteriormente a chamaram de "Mediolanum", com o mesmo significado. Com o tempo, Mediolanum se transformou em Milão.
Mônaco
O Mônaco não é uma cidade, mas sim um país independente com apenas um time profissional. O nome do país é antigo e deriva do grego antigo "Monoikos", que significa "casa única". Com o tempo, Monoikos se transformou em Mônaco.
Paris Saint-Germain
O Paris Saint-Germain (PSG) surgiu em 1970 da união de dois clubes: o recém-criado Paris FC e o Stade Saint-Germain. "Saint-Germain" refere-se a uma cidade próxima chamada Saint-Germain-en-Laye, nomeada em homenagem a um bispo chamado Germano que viveu lá no século IX. O nome da capital, Paris, vem de uma antiga tribo que viveu na região, chamada de Parisii.
PSV Eindhoven
PSV é uma sigla para Philips Sport Vereniging, que em português significa Associação Esportiva Philips. O clube foi fundado no início do século XX por trabalhadores da fábrica da empresa de eletrônicos Philips, que também foi fundada na cidade de Eindhoven, na Holanda.
RB Leipzig
Ao contrário do que muitos pensam, RB em RB Leipzig não significa Red Bull. Significa RasenBallsport, que em português quer dizer "esporte de bola na grama". Essa nomenclatura foi uma forma de contornar as regras da Bundesliga que proíbem nomes de empresas em clubes, a menos que o patrocínio dure mais de 20 anos. "Leipzig" tem origem em uma árvore. O antigo povo eslavo da região chamava essa árvore de "lipa", o que inspirou o nome da cidade.
Red Bull Salzburg
O Red Bull Salzburg não teve o mesmo problema com o nome, pois na Áustria não há restrições semelhantes. O nome reflete diretamente o patrocínio da empresa de energéticos Red Bull, cuja sede fica próxima a Salzburgo. O nome da cidade, Salzburgo, é uma combinação de duas palavras alemãs: "Salz" (sal) e "Burg" (fortaleza), referindo-se ao castelo e ao transporte de sal pelo rio no passado.
Real Madrid
O Real Madrid nem sempre teve esse nome. O clube começou como Madrid FC. Em 1920, o rei Alfonso XIII concedeu ao clube o título de "Real" (real), adicionando o nome e a coroa ao escudo. "Madrid" é a capital da Espanha, e a principal teoria sobre a origem desse nome é que ele vem do árabe. A cidade foi fundada no século IX por Emir Muhammad I, que a chamou de "Majerit", significando "nascente" ou "fonte", devido às muitas fontes de água na região.
Shakhtar Donetsk
Fundado em 1936 na União Soviética, o Shakhtar Donetsk tinha uma forte ligação com os mineiros de carvão. O nome "Shakhtar" literalmente significa "mineiro de carvão" em russo, e por isso o escudo do clube apresenta duas ferramentas de mineração. A mineração era a base econômica da região de Donetsk na época.
Slovan Bratislava
"Slovan" significa "o povo eslavo", um grupo étnico da Europa. Bratislava é a capital da Eslováquia. O nome da cidade tem origem em uma vila medieval chamada Castelo de Braslav.
Sparta Praga
O Sparta Praga foi nomeado em homenagem à antiga cidade grega de Esparta, conhecida por seus guerreiros fortes e resilientes. "Praga" é a capital da República Tcheca e deriva da palavra eslava antiga "prag", que significa "cachoeira" ou "correnteza", representando o local onde a cidade foi fundada.Sporting
O nome Sporting é bastante direto. Em inglês, "sporting" significa "esportivo". Portanto, Sporting Clube de Portugal significa literalmente Clube Esportivo de Portugal.
Sturm Graz
O Sturm Graz é um clube da Áustria. "Graz" é o nome da cidade onde o clube está localizado. "Sturm" significa "tempestade" em alemão, simbolizando força e intensidade.
Stuttgart
O Stuttgart, clube alemão, leva o nome de sua cidade. A cidade de Stuttgart, no sudoeste da Alemanha, foi fundada no século X como um local para criar cavalos de guerra. Originalmente, foi chamada de "stud-garten" ou "Stutengarten" em alemão antigo, que significa "jardim de garanhões". Com o tempo, o nome evoluiu para Stuttgart.
Young Boys
A história por trás do nome Young Boys, da Suíça, é peculiar. No final do século XIX, um dos melhores clubes da Suíça era chamado Old Boys ("garotos velhos"). Um grupo de estudantes quis criar um rival e o batizou com o nome oposto: Young Boys ("garotos jovens"). O Old Boys ainda existe, mas atualmente disputa divisões inferiores do futebol suíço.
Conclusão: Uma Riqueza de Histórias nos Nomes do Futebol
Como vimos, os nomes dos clubes de futebol carregam consigo uma rica tapeçaria de histórias, conectando o esporte com a geografia, a história, a cultura e até mesmo a indústria. Cada nome é um pedaço de um quebra-cabeça que nos ajuda a entender a identidade e a trajetória dessas instituições que tanto apaixonam milhões de pessoas ao redor do mundo.
E você, qual dessas histórias de nomes de clubes mais te surpreendeu? Compartilhe nos comentários!
Comentários
Postar um comentário