Qual é o Maior Time de Futebol de Cada País da América do Sul?
Colômbia: Atlético Nacional de Medellín
Com 17 títulos nacionais e duas Libertadores (1989 e 2016), o Atlético Nacional é o gigante colombiano. Sua história também ficou marcada pelo nobre gesto de conceder o título da Sul-Americana de 2016 à Chapecoense após a trágica queda do avião.
Venezuela: Caracas FC
Apesar de nunca ter chegado a uma final de Libertadores ou Sul-Americana, o Caracas FC domina o cenário nacional com 12 títulos do Campeonato Venezuelano. Sua melhor campanha continental foi chegar às quartas de final da Libertadores em 2009.
Guiana: Alpha United
Curiosamente, os times da Guiana disputam competições da CONCACAF (América do Norte e Central). O maior clube do país é o Alpha United, com 5 títulos do Campeonato Guianense.
Suriname: Transvaal
Assim como a Guiana, o Suriname também está na CONCACAF. O maior time do país é o Transvaal, bicampeão da Champions da CONCACAF (1973 e 1981), o equivalente à Libertadores na América do Norte e Central.
Guiana Francesa: Le Geldar
A Guiana Francesa é um território ultramarino da França, e seus clubes não disputam as competições sul-americanas. O maior time da região é o Le Geldar, com 11 títulos do campeonato local.
Equador: LDU de Quito
Apesar de ter menos títulos nacionais que alguns rivais, a LDU é o maior time equatoriano graças à sua conquista da Libertadores em 2008 (vencendo o Fluminense na final), o vice-campeonato no Mundial de Clubes contra o Manchester United, a Sul-Americana de 2009 (novamente contra o Fluminense) e duas Recopas Sul-Americanas.
Peru: Universitario
Dono do maior estádio da América do Sul, o Monumental U, com capacidade para 80 mil pessoas, o Universitario é o maior campeão peruano com 26 títulos nacionais. Nunca venceu a Libertadores, mas chegou ao vice-campeonato em 1972.
Bolívia: Club Bolívar
A Bolívia nunca teve um campeão da Libertadores, mas o Club Bolívar se destaca como o maior vencedor nacional com 30 títulos. O clube também chegou à final da Sul-Americana em 2004 e 2014 e alcançou as semifinais da Libertadores.
Paraguai: Olimpia
No Paraguai, não há dúvidas: o Olimpia é o maior. Tricampeão da Libertadores (1979, 1990 e 2002), campeão mundial em 1979 (vencendo o Malmö da Suécia) e maior campeão nacional, o Olimpia supera seu grande rival, Cerro Porteño, que nunca conquistou um título continental.
Uruguai: Peñarol
O Uruguai é um país pequeno, mas gigante no futebol, com uma rivalidade histórica entre Peñarol e Nacional. O Nacional tem 47 títulos uruguaios e o Peñarol 50 (considerando a época em que se chamava CURCC). Em competições continentais, o Nacional tem 3 Libertadores e o Peñarol 5. Ambos foram campeões mundiais três vezes, mas o Peñarol leva a vantagem por ter mais Libertadores, sendo considerado o maior do Uruguai. Juntos, Peñarol e Nacional somam 8 Libertadores e 6 Mundiais!
Chile: Colo-Colo
No Chile, o Colo-Colo é o gigante incontestável. É o único clube chileno a ter conquistado a Libertadores (em 1991) e também é o maior campeão nacional. Seu nome homenageia um importante líder indígena que lutou contra a colonização espanhola.
Argentina: Boca Juniors
A Argentina tem muitos clubes grandes, mas a disputa pelo maior é acirrada. O River Plate tem mais títulos argentinos (36), mas o Independiente possui um recorde de 7 Libertadores e 2 Mundiais (todos no século XX). O Boca Juniors tem 6 Libertadores (uma a menos que o Independiente) e 3 Mundiais (um a mais). Considerando também os 34 campeonatos argentinos do Boca contra apenas 16 do Independiente, o Boca Juniors é apontado como o maior da Argentina. O River Plate, apesar de seus 4 Libertadores, fica um pouco atrás nessa disputa devido ao menor número de Mundiais.
Brasil: São Paulo
No Brasil, a discussão sobre o maior clube é sempre polêmica, mas o São Paulo se destaca. Apesar de não ser o maior campeão brasileiro, o Tricolor Paulista possui 3 Libertadores (empatado com Grêmio e Santos) e, o mais importante, 3 Mundiais (vencendo Barcelona em 1992 e 1993, e Liverpool em 2005). O São Paulo também é o clube brasileiro com mais finais de Libertadores disputadas (6). Além disso, o Morumbi é o maior estádio privado do Brasil.
Resumo dos Maiores Times da América do Sul:
- Guiana Francesa: Le Geldar
- Suriname: Transvaal
- Guiana: Alpha United
- Venezuela: Caracas FC
- Colômbia: Atlético Nacional
- Equador: LDU de Quito
- Peru: Universitario
- Bolívia: Club Bolívar
- Chile: Colo-Colo
- Paraguai: Olimpia
- Uruguai: Peñarol
- Argentina: Boca Juniors
- Brasil: São Paulo
E aí, concorda com a lista? Qual outro continente você gostaria de ver nessa análise? Deixe seu comentário e não se esqueça de se inscrever no canal para mais conteúdo como este!
Comentários
Postar um comentário